top of page
Buscar
  • Foto do escritorInstituto ANMA

Dieta equilibrada – o que isso significa?

Ter uma dieta equilibrada não significa restrição, muito menos comer pouco. Dieta equilibrada tem a ver com consumir alimentos que façam parte da cultura daquela pessoa, que traga boas lembranças e que forneça nutrientes que proporcionem ao corpo condições para que ele possa gerar energia para os todos os tecidos e órgãos. Uma dieta equilibrada deve fornecer substâncias para a renovação celular e um bom funcionamento do metabolismo e nutrientes que fortalecem o sistema imune.



Uma dieta equilibrada é matematicamente exata?! Não! Ela tem como finalidade a promoção da saúde. Para isso acontecer, depende da relação do indivíduo com o meio ambiente, de sua fisiologia, depende dos seus hábitos alimentares e sua rotina de atividade física. Isso significa que uma mesma dieta pode ser adequada para um indivíduo e inadequada para outro.


Considerando, por exemplo, que a energia fornecida pelos alimentos é originária de macronutrientes (carboidratos, lipídios e proteínas), uma pessoa sedentária possuirá necessidades energéticas diferentes de outra que realiza atividade física regularmente ou que possua alguma doença de base como diabetes ou hipertensão.


E qual o papel das vitaminas e minerais no equilíbrio da dieta? São fundamentais para a manutenção, por exemplo, da imunidade. O sistema imune se altera e evolui no decorrer da vida do indivíduo e com isso a variação da concentração de micronutrientes necessária também se altera.


Então, o que significa uma dieta equilibrada?

Uma dieta equilibrada ou balanceada é aquela baseada em um padrão alimentar rico em alimentos in natura, variada, que leva em conta o indivíduo em todos os seus aspectos, desde fisiológicos a culturais, e que promove um relacionamento saudável com o meio em que vive.Portanto, você pode ter uma dieta equilibrada e comer alimentos que você gosta! Basta ter a ajuda de um nutricionista para saber em quais quantidades e assim podem fazer parte da sua rotina!


van Ommen, B., van den Broek, T., de Hoogh, I., van Erk, M., van Someren, E., Rouhani-Rankouhi, T., Anthony, J. C., Hogenelst, K., Pasman, W., Boorsma, A., & Wopereis, S. (2017). Systems biology of personalized nutrition. Nutrition reviews, 75(8), 579–599. https://doi.org/10.1093/nutrit/nux029


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page