top of page
Buscar
  • Foto do escritorInstituto ANMA

Suplementação de probióticos para o emagrecimento



Probióticos são microrganismos benéficos à saúde humana que compõem a microbiota intestinal. A suplementação com probióticos vem sendo estudada pelos diversos benefícios associados ao seu consumo como a melhora no sistema imunológico, redução de quadros de alergia, melhora da saúde mental, redução de processos inflamatórios e do risco cardiovascular, por exemplo. Mas o que dizem os estudos sobre a utilização desses produtos para o emagrecimento?


Há evidências de que a formulação com Lactobacillus rhamnosus auxilia no emagrecimento. Em um estudo com mulheres obesas que seguiram dieta hipocalórica e suplementação de Lactobacillus rhamnosus obtiveram maior perda de peso do que as que seguiram apenas a dieta. O mecanismo de ação do probiótico ainda não é totalmente conhecido, a hipótese aceita é de que o probiótico possa modificar a composição da microbiota intestinal, resultando em mudanças na liberação de hormônios de saciedade (como GLP1 e PYY). Outra hipótese é a de que os probióticos atuam alterando a permeabilidade da parede intestinal, evitando assim a absorção de moléculas pró-inflamatórias que podem contribuir com o estado inflamatório da obesidade.


Se você precisa emagrecer e sente que seu intestino não está funcionando bem, esse pode ser um fator limitante para a sua perda de peso. Converse com seu nutricionista a respeito!


Sanchez, M., Darimont, C., Panahi, S., Drapeau, V., Marette, A., Taylor, V. H., Doré, J., & Tremblay, A. (2017). Effects of a Diet-Based Weight-Reducing Program with Probiotic Supplementation on Satiety Efficiency, Eating Behaviour Traits, and Psychosocial Behaviours in Obese Individuals. Nutrients, 9(3), 284. https://doi.org/10.3390/nu9030284



19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page