top of page
Buscar
  • Foto do escritorInstituto ANMA

Quer emagrecer? Então, hidrate-se!



O aumento da ingestão de água está associado à perda de peso, e isso pode ocorrer através de dois mecanismos: 1) aumento da saciedade e consequentemente, diminuição do consumo alimentar e 2) aumento da lipólise. Esse efeito tem sido relacionado à ação da Angiotensina 2, hormônio da regulação dos fluidos corporais. Quando ocorre a desidratação, o organismo produz um sinal fisiológico para a sua produção e, como consequência, além de aumentar a sede, aumenta também o apetite por sódio, que é facilmente confundido com fome. Interessante, né?


Uma célula pouco hidratada apresenta diminuição no metabolismo energético e proporciona uma dependência de glicose como principal fonte energética, o que pode ser observado na obesidade. Outro efeito relacionado à baixa hidratação corporal está ligado a menor sensibilidade da insulina o que promove um quadro de resistência à insulina, com aumento de glicose circulante, o que estimula a insulina e promove síntese de triglicerídeos no tecido adiposo, portanto, levando ao acúmulo de gordura.


Além disso, a água pode diminuir a sensação de fome (através de leptina e do peptídeo PYY, dois hormônios que fazem parte do controle da saciedade), melhorando o metabolismo. A água também melhora a atividade intestinal, facilitando a excreção de resíduos do metabolismo e, além disso, ao hidratar as células musculares, ocorre diminuição do risco de lesão durante a prática de exercício e promoção da recuperação muscular.


A quantidade de água pode variar de acordo com o peso corporal, mas de modo geral, a recomendação varia de 2,7 litros para as mulheres e 3,7 litros para os homens, caso você esteja praticando exercício, especialmente em locais quentes e secos, essa necessidade de água aumenta. É importante saber que pelo menos 80% dos líquidos ingeridos por dia devem ser de água, e o restante pode ser proveniente de sucos, água de coco, chá e café.


Thornton S. N. (2016). Increased Hydration Can Be Associated with Weight Loss. Frontiers in nutrition, 3, 18. https://doi.org/10.3389/fnut.2016.00018


24 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page