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Pré-treino: quais nutrientes e substâncias devem estar presentes?



Existem dois processos metabólicos principais que ocorrem no exercício físico: 1) a utilização de glicogênio do tecido muscular; e 2) o desgaste das fibras musculares, com microlesões neste tecido, dependendo da intensidade do treino, que serão importantes para o processo de adaptação ao treinamento. Para suprir estas duas necessidades musculares, ao realizar exercício físico, a alimentação no pré-treino deve conter alimentos fonte de carboidrato e proteína para fornecer substrato para o gasto de energia e a recuperação das fibras musculares, respectivamente.


Alguns compostos parecem trazer benefícios quando usados no pré-treino. A seguir falaremos sobre algumas das características destes componentes:

  • Cafeína: apresenta efeito agudo, portanto é interessante seu uso entre 30 a 60 minutos antes da sessão de treinamento. Apresenta efeito estimulante e está relacionada a diminuição da sensação de fadiga, além de ter efeito vasodilatador promovendo a chegada de oxigênio e nutrientes ao músculo em exercício;

  • Beta-alanina: agente tamponante, porém de efeito crônico e cumulativo no músculo. Apesar de poder ser usado no pré-treino não apresenta efeito agudo (imediato);

  • Creatina: ação relacionada a força e potência e ganho de massa muscular. Também tem efeito cumulativo no músculo, e por isso, assim como a beta alanina, apesar de poder ser usada no pré-treino não apresenta efeito imediato (agudo).

Procure sempre um nutricionista habilitado para prescrição individualizada e assertiva, considerando os seus objetivos com o treino. Tanto o excesso quanto a falta de nutrientes podem trazer prejuízo no desempenho físico e malefícios à saúde.


Jagim, A. R., Harty, P. S., & Camic, C. L. (2019). Common Ingredient Profiles of Multi-Ingredient Pre-Workout Supplements. Nutrients, 11(2), 254. https://doi.org/10.3390/nu11020254

Harty, P. S., Zabriskie, H. A., Erickson, J. L., Molling, P. E., Kerksick, C. M., & Jagim, A. R. (2018). Multi-ingredient pre-workout supplements, safety implications, and performance outcomes: a brief review. Journal of the International Society of Sports Nutrition, 15(1), 41. https://doi.org/10.1186/s12970-018-0247-6


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