top of page
Buscar
  • Foto do escritorInstituto ANMA

Os tipos de whey protein: qual será a melhor escolha?

Atualizado: 21 de jul. de 2021



O whey protein é um dos suplementos mais populares. O seu uso como um suplemento começou por volta da década de 60 e deste então seguiu ganhando destaque, principalmente por ser uma proteína que apresenta altas concentrações de aminoácidos essenciais como a leucina. Além disso, pode atuar no tratamento de desfechos clínicos como câncer, infecção por HIV, hepatite B, doenças cardiovasculares e osteoporose.


Composição e tipos de Whey protein


Sua composição é a proteína do soro de leite que deriva da fabricação de queijos e outros laticínios. Esta passa por diversos processos industriais de fracionamento em que surgem os três tipos de proteína de soro de leite mais utilizados: o concentrado (WPC), isolado (WPI) e hidrolisado (WPH). Suas diferenças se baseiam nos níveis crescentes de proteína e gordura, a depender da medida que a lactose é removida para concentrar a proteína.


O concentrado (WPC) possui em sua composição cerca de 30 a 80% de proteína, sendo que o restante corresponde à gordura, lactose e a outros carboidratos. Já o isolado (WPI), passa por processamento adicional para remover a gordura a fim de concentrar ainda mais a proteína, resultando em um produto com mais de 90% de proteína. Por fim, o hidrolisado (WPH) recebe mais um processamento de quebra das proteínas em partículas menores chamado de hidrólise enzimática.


Qual é o melhor whey protein?

Primeiramente, é importante ressaltar que o foco principal do consumo do whey protein é o seu conteúdo proteico, e como dito anteriormente, os tipos de whey protein podem se diferenciar pela quantidade de proteína e pela absorção, porém na hora de escolhermos o melhor, não devemos pensar somente nesse aspecto.

É importante pensar em aspectos de quem irá consumir, como:

  • Condições econômicas: o whey do tipo hidrolisado costuma ser mais caro, sendo o isolado e o concentrado também boas opções para fornecer a quantidade proteica suficiente quando ajustados;

  • Possíveis intolerâncias e desconfortos abdominais: neste caso não seria tão interessante oferecer o concentrado.

  • Composição: atualmente, há no mercado diversas marcas com propostas diferentes, mas é importante analisar ingredientes adicionados como açúcar, sódio, adoçantes, bem como a proporção de proteína que será oferecida.


Por fim, quando pensamos em hipertrofia muscular e qual seria o mais eficaz, a literatura vem demonstrando que não há diferença entre os tipos. Logo, não existe uma melhor escolha de forma generalizada. O importante de fato é ajustar a quantidade proteica e as especificidades de cada produto, a depender de cada indivíduo, sua dieta e o seu objetivo.


Para um estudo mais aprofundado sobre o tema, segue algumas sugestões de leitura:


Artigo:

Comparative Meta-Analysis of the Effect of Concentrated, Hydrolyzed, and Isolated Whey Protein Supplementation on Body Composition of Physical Activity Practitioners

Global Market for Dairy Proteins

Effects of Whey, Soy or Leucine Supplementation with 12 Weeks of Resistance Training on Strength, Body Composition, and Skeletal Muscle and Adipose Tissue Histological Attributes in College-Aged Males


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page